A prefeita Marília Campos continua suas visitas para conhecer as estruturas das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Contagem, e hoje (17/02), foi a vez da Upa Petrolândia receber a visita da chefe do executivo municipal. A UPA Petrolândia atende cerca de 160 pessoas diariamente, sendo 30 atendimentos pediátricos. Com a pandemia da Covid-19, atualmente a UPA tem excedido o número de atendimentos mensais, que passou de quatro mil pessoas para seis mil pessoas por mês. Além de rever as estruturas da unidade, Marília conversou com servidores e com as pessoas para ouvir as demandas referente ao acolhimento da Upa. Ela afirmou que a visita não era apenas para interagir, mas também para tomar providências para resolver os problemas da unidade. Uma das maiores reclamações dos usuários do local foi em relação à demora do atendimento. “Quando chegamos encontramos cerca de quarenta pessoas reclamando da demora para serem chamados, mas quando entramos e ouvimos quem já foi atendido, os que estavam internados, percebemos que eles reconhecem o trabalho e qualidade do serviço prestado pela equipe da unidade”, relata a prefeita. Para a chefe do executivo é preciso fortalecer a atenção primaria para que os usuários passem a procurar as UBS na busca de assistência médica, evitando que ele seja encaminhado para UPAs, priorizando ir até elas somente em caso de atendimentos de urgência e emergência. “Nosso compromisso é fazer esse investimento para que os profissionais atendam com eficácia o paciente que vai na UBS desafogando as unidades de urgência”, finaliza. Reiterando o que disse a prefeita, o secretário de Saúde, Fabrício Simões afirmou que também é importante dar atenção ao acolhimento recebido pelos usuários. “É muito importante criar um elo mais próximo a esse paciente que está em busca de um médico, de um atendimento de urgência, para que esse usuário se sinta percebido, visto”, observa o secretário. Segundo a gerente da UPA, Danielly Aparecida de Jesus, a média de demora para o atendimento na unidade é de cerca de 1h40 minutos, mas em alguns dias da semana, o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente, o que ocasiona o atraso durante algumas horas, mas que toda a equipe tem trabalhando em um planejamento interno para otimizar e melhorar o tempo de espera desses usuários. Mas apesar das reclamações, a gerente da UPA afirma que os usuários reconhecem a qualidade dos serviços prestados e o nível de satisfação da população chega a 85%. A gerência ainda relata que uma parte dos usuários vem de Betim, em busca de uma assistência de emergência mais rápida. Acompanharam a visita, a administradora regional Petrolândia Márcia Ramalho, a diretora do Distrito Sanitário Irani Pimenta e a representante da Comissão de Acompanhamento do Contrato de Gestão do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) da Secretaria de Saúde, Roberta Reis Cunha.